Saltar para o conteúdo

O Feijão Frade

Olá!

Hoje resolvi falar-vos um pouco sobre o feijão frade, não só porque temos andado a colher, mas também porque é um feijão de que gosto.

O feijão frade (vigna unguiculata, de seu nome científico) é uma leguminosa originária de África e da qual existem várias espécies. Foi levado para o Brasil pelos colonos portugueses e hoje em dia é cultivado em quase todo o mundo. Pessoalmente costumo cultivar três variedades, este da foto, um mais pequenino, de cor bege, que penso ser o que no Brasil chamam feijão caupí e o feijão de metro, uma variedade de trepar e que uso para comer as vagens.

O feijão frade é rico em vitaminas, ferro, magnésio e zinco. Uma das suas propriedades é a ajuda na redução dos níveis do colesterol.

Na culinária é vulgarmente usado em salada, temperado com cebola e salsa, azeite e vinagre, para acompanhar atum. Mas deixem-me dizer-vos que também pode ser delicioso em vários outros pratos.

Cá em casa gostamos dele cozido com bacalhau, ou feito num bom estufado, com uma couvinha cortada miúda e cenourinha. Claro que quem gostar pode adicionar-lhe carnes, como nas outras feijoadas.

Acompanhado com arroz o feijão frade pode constituir uma refeição muito nutritiva.

E se for umas migas de broa, feijão frade e couve cortada fininha, feitas com bom azeite e uns dentes de alho? Huuummm, experimentem!

Até à próxima, beijinhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *