Saltar para o conteúdo

Arroz Doce e Leite Creme

Olá!

Hoje é dia de irmos festejar o aniversário de um sobrinho e como não podia deixar de ser, em dia de festa familiar tem de haver leite creme e arroz doce.

Lembro-me de que, sempre que nos juntávamos em casa da minha querida avó ela fazia um lanche onde havia sempre leite creme. "É o nosso Natal", dizia ela. Que saudades!

Adiante! Como estive a fazer os docinhos, lembrei-me de partilhar convosco as receitinhas, que são muito simples.

Leite Creme: Pus ao lume 1/2 L de leite, com uma casca de limão e um pau de canela, até levantar fervura. Retirei e deixei arrefecer. Entretanto pus numa tigela 5 gemas de ovos, um pouco do leite, já quase frio, bati-as um pouco com um garfo, juntei 5 colheres de sopa de açúcar, misturei bem e a seguir adicionei uma colher de sopa rasa de farinha maizena e uma colher de sobremesa rasa de farinha de trigo. Misturei tudo muito bem com o garfo. Juntei o preparado ao restante leite e levei ao lume brando, mexendo sempre, até engrossar. Retirei a casca de limão e o pau de canela, deitei na travessa e depois de frio polvilhei com açúcar e queimei com o ferro quente.

Leite CremeFiz também uma travessinha de arroz doce à moda de Ílhavo. Este arroz doce, típico desta região, é feito sem leite e não pode faltar em qualquer festa familiar que se preze.

Arroz Doce: Pus ao lume 3 chávenas almoçadeiras de água, com uma tira (grande) de casca de limão, uma pitada de sal e uma colher de sopa de manteiga. Quando começou a ferver deitei a mesma chávena de arroz carolino e deixei cozer. Entretanto preparei a chávena medida com açúcar (roubei um bocadinho) e numa tigela à parte 6 gemas de ovos. Depois do arroz cozido deitei o açúcar, mexi e deixei ferver uns 5 minutos. Retirei do lume, juntei uma colherada de arroz quente nas gemas, misturei, para aquecer as gemas e não talharem ao deitar no arroz. Misturei as gemas no arroz e levei um pouco mais ao lume, mexendo sempre e sem deixar ferver, para cozer um bocadinho. Tirei a casca do limão, pus na travessa, deixei arrefecer um bocadinho e decorei com canela (esta é a parte pior, porque não tenho muito jeito para decorar, hehehe).

Arroz DoceE pronto, vamos à festa! Beijinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *