Saltar para o conteúdo

Notas do Herbalista 11: Erva-prata

A Erva-prata é uma planta herbácea comum em todo o território que cresce em prados vivazes sujeitos a pisoteio. Assim, é comummente associada a locais de passagem de gado.

Erva-prata
Erva-prata em Sierra Madrona, Espanha; Foto de Javier Martin

Ficha Botânica:

Reino: Plantae
Ordem: Caryophyllales
Família: Caryophyllaceae
Género: Paronychia

A Erva-prata (Paronychia argentea Lam.*), também conhecida como Erva-dos-unheiros ou Paroníquia, é uma planta perene que cresce com numerosos talos espalhados sobre pedras e muros. Pode alcançar 15 a 30cm de comprimento.

As folhas são pequenas, opostas, lanceoladas e algo pilosas. Entre Abril e Junho surgem as flores brancas, aglomeradas e rodeadas por brácteas brancas e prateadas. As flores têm cinco sépalas e não têm corola.

Usos medicinais e princípios activos:

A Erva-prata recebeu o seu nome pelo seu uso para o tratamento de panarícios (Paronychia significa “ao lado da unha”).

Embora pouco estudada, o seu uso em cataplasmas para curar feridas recentes foi descrito no século XII e mantém-se popularmente até hoje.

Vulnerária e diurética, é utilizada a infusão da planta inteira para purificar o sangue. Isto leva a que algumas pessoas lhe deem o nome Sanguinária. No entanto, esta designação é desaconselhada, pois é comum a outras plantas, causando confusão.

Um uso curioso da Erva-prata é no tratamento de hemorróidas. A planta é queimada sobre brasas e faz-se chegar o fumo às mesmas. Obviamente, os resultados são duvidosos.

Usos culinários:

Não tem.

 

* Pode surgir também como Illecebrum paronychia L..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *