Saltar para o conteúdo

Receitas de Natal

Olá!

Não tenho tido disponibilidade para vir aqui partilhar convosco umas coisitas, mas como estamos na época natalícia não podia deixar de vir aqui desejar-vos umas Boas Festas.

E também partilhar convosco umas receitinhas doces que fazem parte da tradição cá  de casa.

Como todos sabem, nesta época, uns mais, outros menos, sempre comemos algumas coisitas diferentes e cá por casa também não fugimos muito à tradição e por isso, por exemplo os coscorões e as rabanadas não podem faltar na mesa, sob pena de haver alguns membros da família a ficarem um bocado tristes com a sua falta, hehehe.

São precisamente essas duas receitas que venho partilhar, os coscorões faço-os fritos, como é tradicional, mas as rabanadas faço no forno, para não fazerem tão mal, já que nestas festas abusamos sempre um bocadinho e depois a saúde ressente-se.

Vou passar às receitas:

COSCORÕES:

Ingredientes: 500g de farinha de trigo; 1 c. de sopa de açúcar; 3 ovos; 6 c. de sopa de azeite; sumo e raspa de 2 laranjas; 1 cálice de aguardente; uma pitada de sal; óleo ou azeite para fritar; açúcar e canela para polvilhar.

Preparação: Deite a farinha numa tigela, abra-lhe uma cavidade no meio e ponha aí o açúcar, os ovos, o sumo e a raspa das laranjas, o azeite, o sal e a aguardente. comece a amassar a partir do meio e, depois, envolva toda a farinha, amassando bem.A massa deve ficar com consistência para a poder tender com o rolo, se estiver mole junte mais um pouco de farinha, se a achar dura adicione mais um pouco de azeite. Faça uma bola com a massa, polvilhe-a com farinha e deixe repousar durante 30 minutos, coberta com um pano.

Estenda depois a massa com o rolo, até à espessura de +/- 3mm. Com uma faca ou com a carretilha corte rectângulos e dê-lhes dois golpes no sentido do comprimento. Leve a fritar em óleo ou azeite bem quente e, depois da fritura, deixe escorrer em papel absorvente. Transfira depois para uma travessa e polvilhe com uma mistura de açúcar e canela.

Coscorões - receitas de Natal

E agora umas RABANADAS NO FORNO:

Ingredientes: 7 fatias de pão de forma (eu faço com fatias de cacete para rabanadas); 1 ch. de chá de leite; 1 c. de chá de essência de baunilha; 3 c. de sopa de açúcar; 3 c. de sopa de água; 1 c. de sopa de margarina; 1 ovo; 1 clara; açúcar e canela para polvilhar.

Confecção: Misture num prato fundo o leite, o açúcar e a baunilha. Bata ligeiramente o ovo e a clara, adicione a água e misture bem, reserve. Passe cada fatia de pão no leite e em seguida no ovo batido. Coloque as fatias num tabuleiro untado com a margarina e leve ao forno bem quente, pré-aquecido, por aproximadamente 8 minutos, virando as rabanadas a metade do tempo, para dourarem dos dois lados.

Rabanadas no forno - receitas de Natal

E pronto, espero que gostem. Beijinhos e Bom Natal!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *