Saltar para o conteúdo

Notas do Herbalista Especial: Cuidados a Ter na Colheita e Utilização de Plantas Medicinais

Com a chegada da Primavera, os passeios no campo são uma excelente oportunidade para conhecer melhor as plantas aromáticas e medicinais e até colher algumas.

No entanto, para se poder desfrutar em segurança das propriedades destas nossas amigas, são necessários alguns cuidados na sua colheita e utilização.

Cesto com plantas

Cuidados a ter na colheita:

Há alguns cuidados básicos a ter na colheita de plantas aromáticas e medicinais:

  • Ter a absoluta certeza de que espécie se está a colher. Existem plantas que são muito parecidas, mas que são perigosas. Um exemplo clássico é a cicuta, planta muito perigosa, que é facilmente confundida com a Salsa ou com o Aipo. Na dúvida comprar a planta que se pretende usar.
  • Usar luvas sempre que necessário. Existem plantas com espinhos ou que provocam irritação na pele. Umas luvas de jardinagem são fáceis de levar e ajudam a proteger as mãos.
  • Evitar colher plantas à beira de estradas movimentadas. O tráfego automóvel provoca a deposição de metais pesados e outras substâncias tóxicas nas folhas das plantas. Além disso, uma pequena caminhada na natureza é mais saudável.
  • Não colher mais que o estritamente necessário. A colheita de grandes quantidades pode pôr em causa a sobrevivência da planta, ou mesmo da espécie. Isto é ainda mais importante em plantas em que se utiliza a raiz, como a Gilbardeira.
  • Respeitar a lei. Não se deve colher plantas em locais onde é proibido, como parques, áreas protegidas ou propriedades privadas. Do mesmo modo, nunca se deverão colher espécies protegidas. Nestes casos deve optar-se pela compra ou pelo cultivo.
  • Usar o bom senso. Parece óbvio, mas durante uma actividade divertida como a colheita de plantas é fácil esquecer as regras elementares de segurança.  Assim, deve ter-se sempre atenção ao ambiente em redor, evitar zonas perigosas como declives ou margens de cursos de água e ter atenção à presença de animais que podem tornar-se hostis. Uma boa companhia também é importante, não só pela diversão, mas também pela maior facilidade de socorro em caso de acidente.

Cuidados a ter na utilização:

Tal como na colheita, também na utilização se devem ter alguns cuidados:

  • Ter a absoluta certeza de que espécie se está a utilizar. Há plantas diferentes com o mesmo nome comum. Para evitar confusões, sempre que possível deve-se confirmar a espécie recorrendo ao nome científico.
  • Usar luvas sempre que necessário. Pelos mesmos motivos que na colheita, a utilização de luvas de protecção no manuseamento das plantas poderá ser necessária.
  • Respeitar a dose. Paracelso disse que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose. Plantas benéficas em pequenas quantidades podem causar complicações em doses maiores.
  • Armazenar correctamente as plantas e preparados. As plantas que se destinam a infusões devem ser correctamente secas e guardadas em local seco, para evitar a presença de fungos. Os preparados devem sempre ser consumidos num prazo adequados.
  • Usar o bom senso. Sempre que alguma coisa pareça estar mal, então é porque está. Se o sabor, aroma ou aspecto não parecerem os melhores é preferível deitar fora e começar de novo (ou comprar de novo). Se houver alguma reacção indesejada, como vómitos ou alergias, parar imediatamente com a utilização da planta ou preparado.

 

Seguindo estes conselhos, a utilização das Plantas Aromáticas e Medicinais é mais segura e agradável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *