Saltar para o conteúdo

Notas do Herbalista 31: Sanamunda

Segundo uma antiga lenda, a Sanamunda é capaz de enfeitiçar o seu possuidor. No entanto, as suas propriedades levaram Santa Hildegarda a chamar-lhe Benedicta ou Erva-benta.

Fácil de reconhecer, encontramo-la durante o Verão nas bermas dos caminhos, nas orlas dos bosques e em zonas sombrias e húmidas.

Sanamunda
Ilustração por Christiaan Sepp.

Ficha Botânica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Género: Geum

A Sanamunda (Geum urbanum L.), Erva-benta, Cariofilada, ou Cravoila é uma planta vivaz com 20 a 60 cm de altura, de caules erectos e ramificados. As folhas são tripartidas com 5 a 7 folíolos. As flores são amarelas com cinco pétalas ovais e sépalas estreitas e pontiagudas. Os frutos são aquénios vilosos, encimados por um estilete recurvado.

O rizoma, extremamente aromático, é rugoso, castanho no exterior e roxo-acastanhado no interior. O seu aroma faz lembrar o Cravinho.

Diz-se que a presença de uma raiz de Sanamunda em casa consegue afastar os maus espíritos e os animais peçonhentos.

Usos medicinais e princípios activos:

Rica em taninos, ácidos fenólicos e açúcares. O seu óleo essencial é composto maioritariamente por eugenol, o que lhe confere o aroma a Cravinho.

Adstringente, febrífuga e vulnerária, a infusão das folhas é usada em bochechos ou gargarejos para tratamento de inflamações bucais, aftas e mau hálito.

Internamente pode ser usada no tratamento de diarreias, mas deve ser usada com moderação devido à sua leve toxicidade.

Usos culinários:

O rizoma da Sanamunda pode ser utilizada como aromatizante de cervejas, vinhos e licores, ou como condimento em caldos e guisados, onde pode substituir o Cravinho.
As folhas são comestíveis em sopas e saladas.

Apesar destes usos, o seu elevado teor de taninos pode provocar intolerância gástrica, pelo que deve ser consumida com especial moderação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *