Saltar para o conteúdo

Notas do Herbalista 37: Hipericão

O Hipericão é uma planta que pode ser encontrada um pouco por todo o país em terrenos incultos, bosques pouco densos, clareiras, prados secos e muros velhos.

hipericão
Ilustração por Charles Frederick Millspaugh.

Ficha Botânica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Hypericaceae
Género: Hypericum

O Hipericão (Hypericum perforatum L.) também conhecido por Milfurada ou Erva-de-são-joão é uma planta herbácea vivaz com 30 a 80cm de altura, de caule avermelhado, sub-roliço, com 2 linhas longitudinais salientes. As folhas, sésseis, são salpicadas de pontos negros e de pequenos “furos” (na realidade são pontos translúcidos) visíveis à contra-luz e de onde lhe vem o nome Milfurada.

As flores são amarelas, com 5 pétalas e 5 sépalas, dispostas em panículas corimbiformes e começam a florescer por altura do São João. Os frutos são cápsulas ovóides e estriadas com vesículas.

Ao esmagar os botões das flores e os frutos liberta-se a hipericina, que é um pigmento vermelho, conhecido por “sangue de São João”. O facto de uma planta de flor amarela deitar um liquido vermelho era suficiente para, na idade Média, a Erva-de-são-joão ser considerada uma planta mágica.

Usos medicinais e princípios activos:

Rico em hipericina, flavonóides, taninos e vitamina C, o Hipericão é adstringente, anti-séptico, cicatrizante, diurético, sedativo, vermífugo e vulnerário.

O óleo macerado das partes aéreas é indicado para feridas e queimaduras solares. Devido à presença da hipericina, deve evitar-se a exposição da pele à luz solar após aplicação do óleo.

Internamente, a infusão e os extractos da planta são usados como anti-depressivos, para afecções das vias respiratórias e como depurativo do fígado.

Advertência: Devido ao seu efeito sobre o fígado o uso do Hipericão pode anular o efeito de alguns medicamentos, incluindo a pílula contraceptiva.

Usos culinários:

Não tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *