Saltar para o conteúdo

Notas do Herbalista 116: Dormideira

A Dormideira é uma espécie de Papoila do Mediterrâneo Oriental, sendo cultivada por toda a Europa.

Em Portugal existem plantações no Sul do país, encontram-se exemplares “fugidos” das culturas ou como decorativa em jardins.

Dormideira
Ilustração por Franz Eugen Köhler.

Ficha Botânica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Papaverales
Família: Papaveraceae
Género: Papaver

A Dormideira (Papaver somniferum L.), ou Papoila-do-ópio, é uma planta anual com cerca de 1m de altura, de caule e folhas glabros. As folhas são oblongo-ovadas de cor verde-acinzentada.

As flores são brancas, cor-de-rosa, violetas ou vermelhas, por vezes maculadas, solitárias e terminais. O fruto é uma cápsula, contendo pequenas sementes pretas.

Por ser desta planta que se extrai o ópio (e, consequentemente, se produz a morfina e a heroína) o seu cultivo é fortemente regulado. No entanto, é comum encontrá-la em jardins como qualquer outra planta decorativa.

Usos medicinais e princípios activos:

Tendo como principais componentes diversos alcalóides, a Dormideira é emoliente, hipnótica, sedativa e hipercolesterolemiante.

O seu principal uso é na extracção de substâncias opiáceas.

Utiliza-se para alívio da dor, para insónias e nervosismo. Era utilizada pelos anestesistas para sedar os pacientes.

É especialmente útil para a prisão de ventre, utilizando-se para este fim o óleo e as sementes que não contêm alcalóides e, por isso, são de venda livre.

Usos culinários:

As sementes podem ser consumidas ao natural e são amplamente usadas como ingrediente em pão e bolos, tal como as da sua parente Papoila-comum.

Nos países da Europa Central e Oriental faz-se uma torta com as sementes da Dormideira (embora se possam utilizar as de outras Papoilas) chamada makowiec ou makovník.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *