Saltar para o conteúdo

Notas do Herbalista 125: Urtiga

A Urtiga pode encontrar-se no nosso país, assim como em toda a Europa de clima temperado nos campos cultivados , nos locais húmidos e sombrios e em praticamente todos os locais com presença humana.

Urtiga
Ilustração pelo Prof. Dr. Otto Wilhelm Thomé.

Ficha Botânica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Urticaceae
Género: Urtica

A Urtiga(Urtica dioica L.), também chamada Urtiga-maior ou Urtigão, é uma planta vivaz com 50cm a 1,5m de altura, de caule erecto e simples. As folhas são opostas, estipuladas e ovais (as da base são cordiformes, com dentes triangulares) com pêlos ocos que contêm uma mistura química da qual basta um décimo de miligrama para provocar a típica sensação urticante.

As flores são verdes, dióicas, minúsculas dispostas em espigas ramosas. O fruto é um aquénio ovóide com apenas uma semente.

Em Marshwood na Inglaterra é realizado o Campeonato do Mundo de Comedores de Urtigas. São servidos aos participantes caules de urtigas de 60cm dos quais têm que retirar as folhas frescas e comẽ-las. Quem conseguir comer mais folhas no tempo estipulado é o vencedor. Os vencedores de algumas edições anteriores chegaram a comer mais de 20 metros de urtigas.

Usos medicinais e princípios activos:

Rica em acetilcolina, histamina, ácidos fórmico e gálico, caroteno, vitamina C, clorofila, tanino, potássio, cálcio, ferro, enxofre, manganésio e silício, é adstringente, antianémica, antidiabética, depurativa, diurética, galactagoga, hemostática e revulsiva.

A infusão das folhas é tradicionalmente utilizada para limpeza do sangue em casos de afecções cutâneas como a acne ou os furúnculos.

É também utilizada para anemias, diabetes, gota ou cáculos renais.

Externamente é útil em lavagens de feridas e chagas e para ajudar a estancar hemorragias.

A decocção das raízes é útil em loções e champôs para evitar a queda do cabelo e estimular o seu crescimento.

Em casos de reumatismo, lumbago ou ciática, pode bater-se com as folhas frescas na zona afectada para alívio das dores, no entanto esta prática é extremamente desconfortável devido à sensação urticante, pelo que só é aconselhada caso não haja outra alternativa.

A mesma técnica era usada nos tempos antigos pelos homens (especialmente os mais idosos) para “recarregar” a capacidade sexual, esfregando as folhas nos órgãos sexuais.

Usos culinários:

A Urtiga pode ser utilizada da mesma forma que o Espinafre, sendo o seu sabor um pouco semelhante.

Como depois de cozinhada perde as suas propriedades urticantes, pode ser utilizada em esparregados, sopas, como guarnição de quiches e tartes, em bolos, etc.

No Concelho de Fornos de Algodres existe uma confraria gastronómica dedicada a este vegetal que a utiliza em todo o tipo de iguarias, desde enchidos a sobremesas.

Nas Ilhas Britânicas é utilizada em para a elaboração de cordiais e cervejas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *