Saltar para o conteúdo

Notas do Herbalista 126: Chicória

A Chicória é cultivada em todo o mundo.

Em Portugal encontra-se espontânea nas regiões Centro e Sul, nas bermas de caminhos, campos cultivados e incultos, solos secos, calcários e argilosos.

Chicória
Ilustração de Johann Georg Sturm (Colorida por Jacob Sturm).

Ficha Botânica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Cichorium

A Chicória (Cichorium intybus L.), também chamada Almeirão ou Chicória-do-café, é uma planta vivaz com 30cm a 1m de altura, de caule rígido e anguloso com ramos hirtos. As folhas inferiores são divididas em dentes agudos, enquanto as superiores são pequenas, pubescentes e lanceoladas com lóbulos profundos.

As flores são de cor azul-vivo, liguladas, dispostas em capítulos. O fruto é um aquénio com um papilho curto e uma coroa de escamas. A raiz é aprumada.

A Chicória já era conhecida no Egipto em 4000 A.C., tendo sido utilizada continuamente desde então, visto ser completamente inofensiva à saúde quando consumida.

No nosso país existiram até meados do Século XX diversas torrefacções de Chicória. Com o declínio do consumo do “café de Chicória”, grande parte destas fábricas acabaram por desaparecer.

Usos medicinais e princípios activos:

Rica em sais minerais, glúcidos, lípidos, prótidos, vitaminas B, C, P e K, aminoácidos, inulina e heterósido amargo, é aperitiva, colagoga, colerética, depurativa, diurética, estomáquica, febrífuga, laxativa e tónica.

É tradicionalmente usada para problemas de fígado, icterícia e obstipação.

É ainda útil em casos de anemia, astenia e diabetes.

Usos culinários:

O uso mais comum da Chicória é como sucedâneo do Café. Para este fim as raízes são torradas e misturadas no café ou consumidas em vez deste.

As folhas jovens e as flores podem ser consumidas em saladas. Depois da floração as folhas tornam-se extremamente amargas, deixando de ser comestíveis.

Certas variedades de Chicória (e também a C. endivia) são cultivadas em locais sem luz para manter as folhas esbranquiçadas e menos amargas, sendo nesse caso conhecidas por Endívia ou Escarola.

Uma variedade com as folhas vermelhas, adopta o nome de Radicchio e é popular na cozinha italiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *