A Equinácia é uma planta herbácea com flor, nativa da América do Norte, usada para reforçar o sistema imunitário. Em Portugal encontra-se apenas cultivada.
Ficha Botânica:
Reino: Plantae
Divisão: Angiospermae
Classe: Eudicotyledoneae
Clado: Asterids
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Subfamília: Asteroideae
Tribo: Heliantheae
Género: Echinacea
A Equinácia cresce de modo espontâneo nas pradarias da América do Norte, onde é uma espécie protegida, sendo cultivada também na Europa. A espécie mais comum, por ser a mais cultivada, é a Echinacea purpurea L..
Com folhas delgadas e caules erectos que podem chegar a 1,20m de altura, são as suas flores púrpura que lhe dão a identidade. O centro da inflorescência lembra um um ouriço-do-mar e é daí que lhe vem o nome, que partilha com estes animais (mais especificamente a superordem Echinacea CLAUS).
Usos medicinais e princípios activos:
Usada pelos índios americanos para tratar mordidelas de cobra e dores de dentes, a Equinácia é uma planta muito usada em farmácia, embora existam poucos estudos sobre as suas propriedades.
Antibacteriana e antivírica, reforça o sistema imunitário, sendo recomendada em casos de constipações, gripes e infecções bacterianas e virais.
São usadas todas as partes da planta para a elaboração de tinturas e cápsulas.
Advertência: Devido à sua acção de reforço imunitário, a Equinácia não deve ser utilizada em casos de doenças auto-imunes ou HIV, excepto sob vigilância profissional.