O Cardo-coalheiro é uma planta autóctone no nosso país. Conhecido pelo seu uso no fabrico de queijos, como o Queijo Serra da Estrela, Queijo de Nisa, entre outros.
A Alcachofra, amplamente divulgada na culinária, não é mais que uma variedade do Cardo-coalheiro, quase desprovida de picos.
Ficha Botânica:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Cynara
O Cardo-coalheiro ou Cardo-leiteiro (Cynara cardunculus ssp. cardunculus L.) é uma planta vivaz de talos erectos, rígidos e pouco ramificados, que pode atingir 1,50m de altura.
As suas folhas são grandes, de cor verde prateado, dispostas em roseta. A parte traseira tem pequenos pelos.
As flores são tubulares, de cor azul-violeta, agrupadas em grandes capítulos de receptáculo carnudo. As brácteas do invólucro são de cor verde-violácea, com base carnuda e terminando em espinha.
A Alcachofra (Cynara cardunculus ssp. scolymus (L.) Beger *) é uma variedade exclusivamente cultivada. Difere do seu parente selvagem pela altura (até 2m), flores maiores e quase total ausência de espinhos.
Esta variedade é resultado de selecção genética por parte dos agricultores. A mutação terá ocorrido na época medieval, provavelmente durante o domínio árabe da Península Ibérica, explicando assim o nome Alcachofra, do árabe al-kharshûf (planta espinhuda).
Ambas as variedades têm os mesmos usos e princípios activos, pelo que no resto da nota todas as referências a uma são válidas para a outra.
Usos medicinais e princípios activos:
O Cardo-coalheiro é rico em cinarina, que lhe dá o sabor amargo, taninos, inulina, enzimas, sais de potássio e provitamina A.
Desintoxicante, é indicado para problemas de fígado e rins, colesterol, gota e arteriosclerose.
A sua acção de diminuição do nível de glucose no sangue torna-o especialmente interessante para diabéticos.
Pelo seu efeito coagulante do leite não deve ser consumido durante o período de amamentação.
Usos culinários:
A flor do Cardo-coalheiro é parte integrante do fabrico tradicional de queijos, onde é usado como coagulante natural.
Para os restantes usos culinários é normalmente usada a Alcachofra, pelas suas características mais adequadas ao efeito.
Pode ser consumida como verdura, usando-se para este efeito o receptáculo das flores com a base das brácteas (comercialmente conhecidos como “Corações de Alcachofra”). É utilizada em cozidos, pratos de arroz , pizzas ou, recheadas, em aperitivos. Servem ainda para a elaboração de conservas.
* Em alguma literatura pode aparecer a designação obsoleta de Cynara scolimus Linn..