Iniciamos hoje uma rubrica regular sobre Plantas Aromáticas e Medicinais e os seus usos, e não há planta melhor para começar que o Espinheiro-alvar.
O Espinheiro-alvar é um arbusto, comum nas nossas florestas, que cresce em forma de pequena árvore com 3 a 8 metros de altura.
Embora acarinhado pelos que o conhecem, é muitas vezes considerado "mato" e cortado por ter espinhos. É, no entanto, uma das plantas medicinais mais conhecidas e documentadas.
Ficha Botânica:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Género: Crataegus
O Espinheiro-alvar, também conhecido por Pilriteiro, Espinheiro-branco ou Escambrulheiro, cresce junto de florestas, sendo também cultivado em sebes ou como árvore em hortas e jardins. As duas espécies mais comuns são a Crategus monogyna Jacq. s. l. e a Crataegus laevigata (Poiret) DC., sendo também comum a ocorrência de híbridos das duas.* Era uma das árvores sagradas dos Druidas e os neo-pagãos chamam-lhe a Árvore da Deusa. Durante o festival celta de Beltane (1º de Maio) as mulheres usavam coroas feitas com as suas flores por acreditarem que estas eram altamente eróticas para os homens.
As folhas do Espinheiro-alvar têm fendas profundas, são recortadas (um pouco menos no C. laevigata) e têm pelos no avesso. As flores, de cor branca, têm 5 pétalas e crescem em corimbos, embora no C. laevigata possam ocorrer outros estilos. Os frutos, embora se assemelhem a bagas, são pomos (como as maçãs) esféricos de cor vermelha, com uma única semente.
Usos medicinais e princípios activos:
No século XIX, um médico irlandês de nome Dr. Green, ficou famoso pelo seu remédio secreto para a "doença cardíaca". Mais tarde veio-se a descobrir que era apenas uma tintura de Espinheiro-alvar.
Os frutos, as folhas e as flores contêm flavonóides, ácidos e procianidina. É antioxidante, antiespasmódico, sedante, tónico cardíaco e normalizador da pressão arterial.
Indicado para problemas circulatórios, como a hipertensão, arterioesclerose, má circulação periférica e doenças coronárias, os frutos, folhas e flores do Espinheiro-alvar podem ser usados em tinturas e infusões, assim como em extracto padronizado ou cápsulas (estes dois usos recomendados apenas para uso por profissionais). A dose recomendada para um adulto é de 2 a 4g por dia (num máximo de 30g por semana).
Usos culinários:
Os frutos do Espinheiro-alvar, chamados pilritos ou carrapitos, podem ser utilizados para a elaboração de compotas, geleias e licores. Pode ainda ser feita uma espécie de sidra, conhecida como Vinho de Pilrito, através da fermentação dos pilritos esmagados.
* Em alguma literatura antiga pode surgir a denominação obsoleta de Cratægus oxyacantha L.pp. para ambas as espécies, especialmente para a C. laevigata.
Excelente artigo como era de esperar. Já está nos bookmarks. Continua o bom trabalho.
Bom dia! Muito bom artigo. Onde é possível encontrar mudas do Espinheiro Alvar? Em quais regiões do Brasil essa árvore cresce?
Aqui em Portugal é possível comprar em viveiros, aí no Brasil também deve encontrar. Quanto às regiões, o site Flora do Brasil 2020 (gerido pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro) tem como ocorrências confirmadas a região de Rio Grande do Sul.
Estas suas informações ao muito interessante e, ricas.
O Espinheiro do Alvar seria a Espinheira Santa?
Estou a procurar aqui em Portugal por Espinheira Santa. Até o momento não encontrei
Não. O Espinheiro-alvar é uma planta diferente. A Espinheira-santa não existe em Portugal como planta, mas algumas ervanárias vendem seca para infusão.
Gostaria de comprar muda de espinheiro alvar. Podem me ajudar? Obrigada!
Nerilma, procure num viveiro de plantas. Em certas regiões o nome comum mais conhecido é Pilriteiro.
Gostaria de adquirir a planta espinheiro alvar, aonde posso encontrar?
Vanice, procure num viveiro de plantas. Em certas regiões o nome comum mais conhecido é Pilriteiro.
Acabei de ver o vídeo Nossa Senhora revela o remédio.
Ela fala com detalhes da doença atual e o combate da mesma com essa planta. Usar suas folhas ( só as folhas) chá durante três dias.
Tbm vi essa msg, e estou procurando a muda para comprar.
quero comprar ou adquirir muda do espinheiro alvar talves umas duas mudas !
quero mudas do espinheiro alvar ! meu wathsapp 16)999945685 ribeirâo preto s.p
Boa tarde! O espinheiro alvar é o crataegus oxyacantha ou monogyna. Tenho essa dúvida . Nos site aparecem as duas. Obrigada!
Crataegus oxyacantha é uma designação obsoleta, mas que ainda surge nalgumas publicações, mas referem-se ambas à mesma planta.
Obrigado pelas informacoes, gostaria de comprar mudas ou mesmo sementes, alguem ja conseguiu encontra-las. Caso sim, por favor, me informe onde.
Consegue enviar sementes?
Minas Gerais Brasil