Saltar para o conteúdo

Notas do Herbalista 7: Oliveira

A Oliveira é a árvore mediterrânica por excelência. Antigo símbolo da agricultura, as suas ramagens simbolizam a paz. Pensa-se que o Homem a utiliza há, pelo menos, 5000 anos.

Cultivada um pouco por todo o país, surge também de forma espontânea tomando o nome de Zambujeiro ou Oliveira-brava.

Oliveira
Ilustração por Franz Eugen Köhler

Ficha Botânica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Oleaceae
Género: Olea

A Oliveira (Olea europaeaL.) é uma árvore com 3 a 15 metros de altura e raízes profundas (até 6 metros de profundidade). Pode viver durante milhares de anos, existindo em Santa Iria da Azóia (Loures) uma Oliveira com mais de 2800 anos.

As folhas da Oliveira são lanceoladas, de cor verde-acizentada na frente e cizento-prateada no revés. Floresce de Abril a Maio. Os seus frutos, as azeitonas, são drupas verdes, que ficam pretas ou verde-pardo quando amadurecem, de onde se extrai o azeite.

Usos medicinais e princípios activos:

As folhas contêm oleuropeína, flavonóides, triterpenos e um álcool.
A azeitona contém cálcio, enzimas, vitaminas B1, B2 e PP e provitamina A.

A infusão de folhas (4g/l) está indicada para casos de hipertensão, varizes e obesidade.

O azeite é nutritivo e purgante. Serve também como óleo base em preparados cosméticos e de aromaterapia.

O “Bálsamo do Samaritano”, que consiste numa mistura de azeite, vinho e clara de ovo em parte iguais, é útil para cicatrizar feridas, queimaduras, chagas, etc.

Usos culinários:

A azeitona é consumida crua, depois de demolhada para retirar as substâncias amargas. É conservada em salmoura à qual podem ser adicionadas plantas aromáticas. Pode ainda ser recheada ou incorporada em pratos cozinhados sendo popular em pizzas.

O azeite é o óleo culinário por excelência. O seu sabor é uma das marcas da cozinha mediterrânica, sendo usado como base para refogados ou assados, ou como tempero. Pode ser usado simples ou aromatizado com plantas aromáticas ou malaguetas.

Nota: Para garantir as qualidades nutritivas e organolépticas do azeite, deve ser utilizado azeite extraído apenas por pressão a frio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *