A Erva-prata é uma planta herbácea comum em todo o território que cresce em prados vivazes sujeitos a pisoteio. Assim, é comummente associada a locais de passagem de gado.
Ficha Botânica:
Reino: Plantae
Ordem: Caryophyllales
Família: Caryophyllaceae
Género: Paronychia
A Erva-prata (Paronychia argentea Lam.*), também conhecida como Erva-dos-unheiros ou Paroníquia, é uma planta perene que cresce com numerosos talos espalhados sobre pedras e muros. Pode alcançar 15 a 30cm de comprimento.
As folhas são pequenas, opostas, lanceoladas e algo pilosas. Entre Abril e Junho surgem as flores brancas, aglomeradas e rodeadas por brácteas brancas e prateadas. As flores têm cinco sépalas e não têm corola.
Usos medicinais e princípios activos:
A Erva-prata recebeu o seu nome pelo seu uso para o tratamento de panarícios (Paronychia significa “ao lado da unha”).
Embora pouco estudada, o seu uso em cataplasmas para curar feridas recentes foi descrito no século XII e mantém-se popularmente até hoje.
Vulnerária e diurética, é utilizada a infusão da planta inteira para purificar o sangue. Isto leva a que algumas pessoas lhe deem o nome Sanguinária. No entanto, esta designação é desaconselhada, pois é comum a outras plantas, causando confusão.
Um uso curioso da Erva-prata é no tratamento de hemorróidas. A planta é queimada sobre brasas e faz-se chegar o fumo às mesmas. Obviamente, os resultados são duvidosos.
Usos culinários:
Não tem.
* Pode surgir também como Illecebrum paronychia L..