Olá!
Tenho andado afastada destas lides, mas hoje lembrei-me de vos contar mais uma das minhas aventuras culinárias.
Tudo começou porque a vizinha me deu uma melancia branca, a que chama "melancia de porco", dizendo que não era comestível. Realmente não serve para comer crua, principalmente porque tem a polpa bastante consistente e quase sem sabor. Mas, como a nossa prima Net serve sempre para nos dar umas dicas, lá fui eu à procura de conhecimento sobre a tal melancia, hehehe.
A melancia branca (Citrullus lanatus cv. Citroides), também conhecida como melancia forrageira, melancia de cavalo ou melancia de porco, é originária da África, tal como as suas primas, as melancias vermelhas, que tão bem conhecemos.
A sua polpa é branca, consistente e com baixo teor de sacarose, por isso não tem aceitação para o consumo humano em cru, apesar de ser rica em sais minerais, tal como as outras melancias.
Esta melancia é também conhecida por gigérine, ou meréville (maravilha), entre outros nomes e como o seu fruto não é consumido cru, utiliza-se para fazer geleia ou doce, apesar de já pouco se encontrar esta melancia, pois devido à sua confecção ser bastante demorada, tem vindo a cair em desuso.
Resolvi experimentar e fiz uma geleia de gigérine com laranja e limão. E não é que a geleia é mesmo boa?! Cá em casa foi aprovadíssima, por isso não resisti a partilhar convosco o passo a passo da receita.1ºdia- Cortar, descascar e limpar a melancia de todas as pevides. Cortar em quadradinhos de +/-2cm. Pesar a polpa da fruta e adicionar 750g de açúcar por cada kg de fruta (no meu caso tinha 2k bem pesados). Pôr a melancia e o açúcar num recipiente, juntar 2 laranjas e 2 limões cortados em pedaços fininhos e deixar macerar até ao dia seguinte.
2ºdia- A melancia já largou toda a água, vamos pôr o recipiente ao lume e deixar ferver lentamente durante 1h. Retirar do lume e deixar arrefecer até ao dia seguinte.
3ºdia- Voltar a cozer lentamente durante 30 a 40 minutos. Os pedacinhos de gigérine devem ficar translúcidos. Deixar arrefecer. Se não gostar da geleia com o travo amargo da casca da laranja e do limão é altura de retirar todos os pedacinhos dos mesmos. Se gostar do doce com o travo amargo pode deixar ficar até ao fim.
4ºdia- Voltar a ferver mais 30 minutos e testar num prato frio, para verificar se faz estrada. Se estiver pronta guardar em frascos esterilizados.
A compota depois de fria deve ter uma bonita cor dourada.
Se encontrarem por aí alguma melancia branca, experimentem. Beijinhos!
Bom dia! Eu tenho essa melancia plantada no meu quintal e ela produz muito, no pé que plantei eu já contei mais de 40 melancias e eu uso também pra fazer suco, fica uma delícia.