Saltar para o conteúdo

Notas do Herbalista 19: Tília

A Tília é uma árvore comum no nosso país (e um pouco por todo o hemisfério Norte), sendo cultivada como ornamental em espaços urbanos.

Sagrada para os povos germânicos, é o seu perfume que dá aroma às noites de Verão.

Tilia platyphyllos
T. platyphyllos - Ilustração de Johann Georg Sturm (Coloerida por Jacob Sturm).

Ficha Botânica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae*
Género: Tilia

A Tília é uma árvore que pode atingir 40m de altura. As espécies mais comuns no nosso país são a Tília-de-folhas-largas (Tilia platyphyllos Scopoli) e a Tília-europeia (Tilia x europaea L.), que é um híbrido natural da T. platyphyllos Scopoli e da T. cordata Miller. Todas as espécies têm as mesmas propriedades.

As suas folhas são verdes, em forma de coração, na sua maioria assimétricas. As flores amareladas e o seu pequeno fruto semelhante a uma ervilha, crescem presos a uma bráctea amarela-esverdeada. O tamanho das folhas, e características das flores variam conforme a espécie.

A Tília-europeia é comum nas avenidas das nossas cidades, apesar de não ser a espécie mais adequada a esse fim. Esta variedade costuma abrigar elevadas populações de afídeos, tendo como consequência o depósito da melada nos passeios e carros estacionados sob as árvores. Devido à elevada produção de rebentos, torna-se rapidamente uma árvore incómoda, sendo por isso sujeita a podas radicais (as chamadas “podas camarárias”) que, além de pouco estéticas, danificam e enfraquecem a árvore.

Usos medicinais e princípios activos:

A Tília é rica em óleo essencial, mucilagens e taninos.

O seu poder calmante é, talvez, dos remédios populares mais conhecidos, sendo indicada para casos de insónia e estados de ansiedade. É também usada para problemas digestivos e hepáticos.

Devido à presença das mucilagens e ao seu poder sudorífico é ainda aconselhada em casos de constipações e tosse.

Usa-se habitualmente sob a forma de infusão das brácteas.

A infusão da casca usa-se para o reumatismo.

Usos culinários:

Não tem.

 

* Anteriormente a família designava-se Tiliaceae, mas em 1998, com a adopção do sistema APG, passou a integrar a família das Malvaceae.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *