Saltar para o conteúdo

Notas do Herbalista Especial: Chá

A planta de hoje é tão importante historicamente que o seu nome se tornou sinónimo de qualquer bebida com plantas, como já explicámos numa nota anterior. O Chá merece por isso ser tratado numa nota especial.

Chá
Ilustração por Franz Eugen Köhler.

Bebido há séculos no Oriente, onde existe todo um cerimonial associado, foi trazido para a Europa pelos navegadores portugueses e italianos e rapidamente se espalhou por todo o continente. Em Inglaterra é consumido às 17h00 em ponto (o chá das cinco), hábito introduzido no século XVII pela portuguesa Catarina de Bragança, quando se casou com o Rei Carlos II.

Espontâneo no Sudoeste Asiático e na Índia, é cultivado nas regiões tropicais e sub-tropicais. Na Europa, as únicas plantações existentes são em Portugal, mais especificamente na Ilha de São Miguel, onde as instalações de processamento estão musealizadas e podem ser visitadas.

Ficha Botânica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Theaceae
Género: Camellia

O Chá (Camellia sinensis (L.) Kuntze)*, é um arbusto que pode atingir 10 metros de altura (embora as variedades cultivadas sejam podadas de forma a não passar de 1m), de folhas oblongas, escuras lustrosas e denteadas.

As flores são pequenas e brancas, surgindo na axila das folhas. O fruto é uma cápsula globosa.

*Por vezes surge designado por Thea sinensis.

Usos medicinais e princípios activos:

Os conteúdos desta secção aplicam-se ao Chá Verde, o mais usado para fins medicinais
Rico em polifenóis, taninos e flavonóides, são os alcalóides teína, teoboromina e cafeína os grandes componentes do Chá. Assim, é estimulante, antioxidante, vasodilatador e termogénico.

É utilizado como coadjuvante nos tratamentos da obesidade devido à sua função termogénica.

Utilizado também como regenerador dos tecidos e regulador do colesterol reduzindo o risco de ateriosclerose e enfarte do miocárdio.

Está também a ser estudadada a sua utilidade em tratamentos oncológicos.

Não deve ser consumido por pessoas que sofrem de ansiedade ou insónias.

Usos culinários:

O seu uso é em forma de tisana, que pode ser consumida directamente ou usada como base nalgumas sobremesas.

O tipo de secagem e a sua fermentação têm influência no seu sabor e quantidade de alcalóides, pelo que existem diversos nomes comerciais para cada tipo de processamento. Assim, da planta do chá pode obter-se Chá Preto, Chá Branco, Chá Verde, Chá Oolong (também conhecido por Chá Azul), Chá Amarelo, Chá Pu-erh (ou Chá Vermelho), Lapsang Souchong, Chá Matcha, Chá Turco e Chá Darjeeling.

Existe ainda o Kukicha que é obtido a partir de talos e ramos em vez das folhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *