Saltar para o conteúdo

Notas do Herbalista 13: Arruda

A Arruda é uma planta vivaz, nativa da região mediterrânica, muito apreciada para fins decorativos.

Crê-se que afasta o mau olhado e as doenças contagiosas. Esta crença será, provavelmente, derivada do seu forte poder repelente de insectos.

Arruda
Ilustração pelo Prof. Dr. Otto Wilhelm Thomé.

Ficha Botânica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Rutaceae
Género: Ruta

A Arruda (Ruta graveolens L.) é uma planta com 20 a 90cm de altura. De folhas verde-azuladas, a Arruda floresce de Junho a Agosto. As suas flores são amarelas e têm 4 pétalas, à excepção da que fica na extremidade, que tem 5. Os frutos são em forma de cápsula.

A Arruda também é facilmente identificada pelo seu aroma característico, desagradável para a maioria das pessoas e para os gatos.

Usada para fins decorativos, pode ser colocada à porta de casa para afastar os mosquitos. A Arruda é uma das plantas usadas pela Borboleta-cauda-de-andorinha (Papilio machaon L.) para alimento das suas larvas.

Borboleta-cauda-de-andorinha
Borboleta-cauda-de-andorinha numa flor de Buddleja davidii. Foto por Thomas Bresson.

Popularmente associada às bruxas, que a usavam para se reconhecerem, era, curiosamente, a planta usada pela Igreja Católica para aspergir os fiéis com água benta.

Usos medicinais e princípios activos:

Utilizada como medicinal desde a Grécia antiga, foi amplamente utilizada na Idade Média.

As partes verdes da Arruda contém alcalóides tóxicos, pelo que o seu uso só deve ser feito sob acompanhamento especializado.

Pelo seu efeito emenagogo, é utilizada tradicionalmente para casos de supressão da menstruação.

As folhas secas e reduzidas a pó podem ser usadas na cabeça para combater os piolhos.

Abortiva, o seu uso em grávidas, provoca fortes contrações uterinas e hemooragias, que além do aborto, podem provocar a morte da mulher.

Usos culinários:

Curiosamente, a Arruda, apesar de tóxica, tem usos culinários. Embora pouco divulgada e difícil de encontrar no mercado*, é um componente do berbere, um condimento típico da Etiópia.

É também usada como aromatizante em alguns pratos mediterrânicos (especialmente gregos). Na região italiana de Friuli Venezia Giulia usam-na para fazer um tipo de tempura.

Outros usos incluem a aromatização de bebidas, como a grappa, o raki e algumas cervejas.

Não é demais relembrar que a Arruda é tóxica e o seu uso culinário deve ser feito sempre com a devida precaução.

 

*A Arruda que se encontra em floristas e centros de jardinagem, por ser cultivada para fins decorativos, está, geralmente, carregada de pesticidas e outros produtos nocivos, pelo que não deverá ser utilizada na culinária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *