Saltar para o conteúdo

Notas do Herbalista 38: Hipericão-do-gerês

O Hipericão-do-gerês é um arbusto que, apesar do nome, não existe só na Serra do Gerês, podendo encontrar-se também na Serra da Estrela, na Serra de Sintra, e um pouco por toda a bacia do Mediterrâneo.

Hipericão-do-gerês
Ilustração por John Curtis.

Ficha Botânica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Hypericaceae
Género: Hypericum

O Hipericão-do-Gerês (Hypericum androsaemum L.) também conhecido por Androsemo ou Mijadeira é um arbusto vivaz que atinje facilmente 1 metro de altura. As folhas, ovadas ou lanceoladas podem atingir 10cm.

As flores são amarelas, com 5 pétalas e 5 sépalas, com numerosos estames, quase tão compridos como as pétalas. Os frutos, vermelhos tornam-se pretos e contêm as sementes, aladas de cor parda.

Pertencente ao género Hypericum, tal como o Hipericão, é, por vezes, confundido com este, embora sejam plantas muito diferentes.

Na Serra do Gerês, é comum ver-se a venda desta planta à beira da estrada, no entanto, a colheita desregrada está a colocar em risco a existência da espécie.

Usos medicinais e princípios activos:

Rico em hipericina, flavonóides, taninos e vitamina C, o Hipericão-do-gerês partilha inúmeras propriedades e usos com o seu “primo” Hipericão.

Tradicionalmente é usado para doenças do fígado, cólicas e cistites.

É, também, um excelente diurético, como o seu nome comum Mijadeira, deixa antever.

Advertência: Devido ao seu efeito sobre o fígado o uso do Hipericão-do-gerês pode anular o efeito de alguns medicamentos, incluindo a pílula contraceptiva.

Usos culinários:

Não tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *