O Agave é uma planta originária do México, mas que se encontra cultivada noutras regiões do mundo.
Em Portugal encontra-se cultivada em jardins e, por vezes, em terrenos pedregosos e solarengos.
Ficha Botânica:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Asparagaceae
Género: Agave
O Agave (Agave americana L.), é uma planta suculenta, de folhas verdes, dispostas em roseta, até 2 metros de comprimento, pontiagudas e bordas espinhosas.
O Agave floresce uma única vez na vida, morrendo em seguida (demora 10 a 30 anos até produzir a sua floração) As flores, amarelas, dispõe-se em redor de uma espiga com até 10 metros de altura, como os braços de um candelabro. O fruto é uma cápsula com três valvas.
As fibras obtidas das suas folhas é utilizada para elaboração de cordas e redes.
O seu nome genérico vem do grego agavos e significa algo nobre e admirável.
Usos medicinais e princípios activos:
Os princípios activos do Agave não se encontram suficientemente estudados, mas apresenta efeito diurético e tónico estomacal.
Tradicionalmente utilizado para purificar o estômago e o intestino, combater a icterícia e as cólicas.
Extermamente é utilizada para cicatrização de feridas e queimaduras. No entanto, devido à presença de oxalato de cálcio, que pode provocar dermatite de contacto, aconselha-se prudência no seu uso sobre a pele.
Usos culinários:
O Agave é amplamente utilizado na indústria alimentar para a produção de um xarope com baixo teor glicémico que substitui o açúcar.
É usado para a produção de bebidas alcoólicas, chamadas mezcal. Uma outra espécie de Agave (A. tequilana) é utilizado para produzir a tequila.