Saltar para o conteúdo

Notas do Herbalista 21: Salgueiro

O Salgueiro é um arbusto ou pequena árvore muito comum na Europa.

Resistente às geadas, não gosta de temperaturas muito altas e necessita de humidade constante, pelo que é frequentemente encontrado em zonas ripícolas sendo também comum nos nossos jardins.

Salgueiro

Salix alba. Ilustração pelo Prof. Dr. Otto Wilhelm Thomé.

Ficha Botânica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Salicaceae
Género: Salix

Existem cerca de 400 espécies de Salgueiro (Salix sp.), muitas delas de difícil identificação. Em Portugal, as mais comuns são o Salgueiro-branco (S. alba), o Salgueiro-negro (S. atrocinerea) e uma espécie cultivada, o Salgueiro-chorão (S. x  sepulcralis), que é um híbrido entre o S. alba e o S. babylonica.

De folha caduca, pode atingir 20 a 30 metros de altura. As suas folhas são verde-prateadas (no Salgueiro-branco são mais claras que nas outras espécies) e as flores dióicas são amarelas ou verde-esbranquiçadas.

Também conhecido como Vimeiro, é das suas varas (ou vimes) que se fabricam os cestos artesanais.

Todas as espécies têm os mesmos usos e propriedades.

Usos medicinais e princípios activos:

Adstringente, anestésico, antiespasmódico, febrífugo, hemostático e sedativo, o Salgueiro era já usado nos séculos XVI e XVII, para febres e insónias.

A infusão das cascas e folhas é indicada para dores, gripes e constipações, reumatismo, entre outras. É uma planta extremamente segura. No entanto, doses elevadas podem provocar irritação no estômago e agravar os sintomas de asma, sendo, por isso, desaconselhada a asmáticos.

Estas propriedades derivam da existência nas suas folhas e casca da Salicina, que se transforma no corpo humano em Ácido Salicílico. Um derivado sintetizado desta substância foi criado no século XIX e é hoje o medicamento mais utilizado em todo o mundo. O seu nome? Aspirina.

Usos culinários:

Não tem.

 

* A autoridade científica para o género é Carlos Lineu, pelo que também se pode utilizar o taxon Salix L..

1 comentário em “Notas do Herbalista 21: Salgueiro

  1. Pingback: Notas do Herbalista 123: Salgueirinha - Flor de Giesta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *